top of page
Buscar

O que são Florais de Bach?

Os florais de Bach referem-se a essências extraídas de flores, destinadas inicialmente a tratar nossas emoções e equilibrar disfunções comportamentais e mentais.

Ao fortalecer a conexão entre mente e corpo, os florais se tornam uma adição complementar aos tratamentos de saúde convencionais, visando também a prevenção de doenças ao nivelar aspectos relacionados à personalidade, não apenas as condições físicas.

Para uma compreensão mais aprofundada sobre o tema, é valioso explorar os florais de Bach, compreendendo sua produção, benefícios principais e como operam.




O que caracteriza os florais de Bach?


Na década de 1930, o médico inglês Edward Bach desenvolveu os florais de Bach. Antes de identificar as essências dos florais, Dr. Bach estava envolvido com homeopatia. Ele acreditava que fatores psicológicos, mentais e emocionais eram as principais causas das enfermidades.

A partir dessa percepção, ele extraiu 38 essências naturais de flores para tratar desequilíbrios emocionais, associando cada floral a uma emoção humana básica.

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde reconhece os florais de Bach como um tratamento natural. No Brasil, as Práticas Integrativas e Complementares do SUS — Sistema Único de Saúde — também os recomendam.

Como ocorre a produção dos florais de Bach? As essências são obtidas por meio de dois métodos principais: solar e de ebulição. Ambos contribuem para a criação da tintura-mãe, usada na composição dos florais de Bach. Eis os métodos:

  • Método Solar: as flores ficam expostas à luz solar por três horas em um vidro com água mineral.

  • Método de Ebulição: as flores são fervidas em uma panela com água por meia hora.

Após a extração, as essências são diluídas e recebem uma quantidade de álcool de cereais, brandy, conhaque ou glicerina para conservar a substância.


Qual é a finalidade dos florais de Bach?


Conforme as indicações do Dr. Bach, as emoções desempenham um papel no surgimento e tratamento de doenças. Isso significa que o desequilíbrio causado por emoções negativas pode resultar em problemas de saúde. Assim, os florais de Bach visam reequilibrar o indivíduo, considerando a atuação energética dos compostos das flores.

Deseja um exemplo? Pessoas que enfrentam situações de estresse devem buscar equilíbrio por meio de estratégias que as auxiliem a descansar e relaxar, promovendo o equilíbrio emocional e contribuindo para manter mente e corpo alinhados.

Em resumo, a base principal dessa prática é o potencial energético das flores. As essências florais contêm energias e propriedades vibracionais que ajudam a harmonizar o bem-estar mental, emocional e físico ao serem incorporadas à composição do floral.

Para ilustrar, podemos citar a medicina tradicional chinesa e a ayurveda, ambas abordam os problemas de saúde e desequilíbrios a partir da compreensão de que somos seres energéticos.

Da mesma forma, os florais de Bach seguem esse mesmo caminho, considerando que a interação energética influencia na saúde física. Portanto, os florais têm como objetivo equilibrar as emoções e realinhar as vibrações para situações positivas.


Quais são as categorias dos florais de Bach?


As 38 essências dos florais de Bach são agrupadas em 7 categorias, cada uma correspondendo a uma emoção. Vejamos quais são e suas respectivas indicações.

  • Grupo Medo: Mimulus, Rock Rose, Cherry Plum, Aspen, Red Chestnut.

  • Grupo Falta de Interesse pelas Circunstâncias Atuais: Clematis, Olive, Chestnut Bud, Honeysuckle, Wild Rose, Mustard, White Chestnut.

  • Grupo da Indecisão e Insegurança: Cerato, Scleranthus, Gentian, Gorse, Wild Oat, Hornbeam.

  • Grupo da Solidão: Impatiens, Water Violet, Heather.

  • Grupo da Hipersensibilidade às Influências e Opiniões: Agrimony, Centaury, Walnut, Holly.

  • Grupo do Desalento e Desespero: Oak, Elm, Larch, Pine, Willow, Sweet Chestnut, Crab Apple, Star of Bethlehem.

  • Grupo da Preocupação Excessiva: Beech, Chicory, Rock Water, Vervain, Vine.

Rescue Remedy


Além das 38 essências, existe o “Rescue Remedy”, uma combinação de essências recomendada para situações de emergência que geram estresse elevado e tensão.

Resumidamente, rock rose, impatiens, cherry plum, star of bethlehem e clematis são as essências combinadas para criar o Rescue Remedy.


Quais são os principais benefícios dos florais de Bach?



À primeira vista, os florais de Bach apresentam benefícios associados ao seu aroma e origem natural. No entanto, eles vão além dessas percepções iniciais.

Aqui estão as vantagens essenciais dos florais de Bach:

  • São totalmente naturais.

  • Podem ser utilizados por qualquer pessoa, seguindo a recomendação de profissionais.

  • Auxiliam no tratamento de doenças, como ansiedade e depressão.

  • Representam uma alternativa para lidar com situações estressantes e sentimentos negativos.

  • Abordam as emoções em vez da doença.

Florais de Bach para a ansiedade Alguns estudos sobre ansiedade destacam os efeitos benéficos dos florais de Bach. Em uma pesquisa envolvendo 2 grupos de trabalhadores, foi observado que o grupo que utilizou essências florais apresentou uma redução estatisticamente significativa nos níveis de ansiedade, em comparação ao grupo placebo.



Como usar os florais de Bach?


Normalmente, a recomendação é de 4 gotas, 4 vezes ao dia, diretamente na língua ou sublingualmente. No entanto, a dosagem pode variar conforme as orientações do profissional de saúde.

Por fim, é fundamental reforçar que os florais de Bach são indicados tanto como complemento aos tratamentos de saúde tradicionais quanto como parte integrante de outras terapias.



Onde Encontrar florais de qualidade?



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page